Novidade para automação em estufas convencionais: suspiros automáticos


A BE1 Tecnologia desenvolveu uma nova opção para a automação de estufas de cura de fumo: os suspiros automáticos.

Eles proporcionam ótimos resultados na melhoria da qualidade de cura em estufas convencionais de tiragem natural, obtendo-se tabaco com melhor coloração, brilho e elasticidade, além de redução significativa no consumo de lenha.

A inovação consiste em um conjunto de suspiros conectados em rede e dispostos na base da estufa, tendo a função de promover o controle de umidade de maneira gradual e automatizada. O acionamento é feito automaticamente pelo controlador CB-200. Este, aliado ao uso do sensor de umidade relativa, confere ao sistema precisão e confiabilidade.

Tradicionalmente, com suspiros manuais, os fumicultores precisam vigiar a estufa a todo instante, havendo transtornos pelo manejo tardio e inadequado.

  Com a solução automatizada, o controle sobre os suspiros é de alta precisão e nunca é interrompido, evitando-se perdas de calor, trazendo principalmente mais tranqüilidade ao fumicultor e liberando tempo para outras atividades.

Os suspiros automáticos podem ser instalados em qualquer modelo de estufa convencional já existente, e sua quantidade poderá variar de acordo com o tamanho da unidade de cura. Possui ótima relação custo/benefício, fácil instalação e pode ser montado pelo próprio produtor.

Considerando-se que a grande maioria das estufas é do modelo convencional, com tiragem natural, a instalação dos suspiros automáticos oferece às companhias fumageiras opção bastante eficiente para incrementar a qualidade do tabaco, aproveitando as estruturas de unidades já existentes sem demandar altos níveis de investimento.

*Artigo publicado no Anuário Brasileiro do Fumo 2005.

Veja o artigo em formato PDF (1.8MB).

Outras Matérias

Sensor de umidade relativa revoluciona processo de cura

Umidade Relativa x Par Psicrométrico

IX Seminário Internacional de Tabaco

Controle total da cura do fumo

Registrando tudo no computador

Controle automático de cura evolui


 
BE1 Tecnologia ..::.. Copyright 2005 Todos os Direitos Reservados