Controle total da cura de fumo

Já consagrado como o melhor equipamento de controle automático para estufas de fumo, o controlador CB-200 da BE1, não pára de evoluir. Dispondo de uma tecnologia microprocessada com memória programável, o CB-200 é capaz de armazenar as curvas de controle de temperatura e umidade da estufa e realizar o controle e evolução destas variáveis de forma automática, bastando simplesmente ao fumicultor, selecionar em qual fase de cura o fumo se encontra: Amarelação, Murchamento, Secagem da Lâmina ou Secagem do Talo.

Demais funções adicionais oferecidas pelo equipamento, o tornam bastante completo, como a função CLIMA, que adequa o tipo de controle da estufa em função das condições climáticas em que o fumo é produzido; função TRAVA, que permite o bloqueio temporário da evolução automática da temperatura da estufa, função AJUSTE e alarmes de alta e baixa temperatura (falta de lenha), podendo inclusive ser instalado uma extensão do alarme ou sirene de alta eficiência sonora para maior comodidade do fumicultor. O equipamento funciona ainda na rede elétrica ou bateria, para maior segurança.

No projeto eletrônico do equipa-mento, além de componentes de alta tecnologia, são utilizadas várias proteções contra descargas eletrostáticas, filtros de interferência, proteção de inversão de bateria, fio especial de alta temperatura para os sensores, entre tantos outros detalhes técnicos que trazem confiabilidade e tornam o equipamento bastante robusto para o uso agrícola.

Em sua memória programável, além das curvas de temperatura e umidade, o CB-200 possui um software (programa) interno que executa o controle da estufa e define como o equipamento irá funcionar. Isto permite adequar o equipamento a qualquer tipo de estufa ou aplicação, simplesmente alterando-se a programação de sua memória, o que é uma operação simples e pode ser feita na própria estufa sem necessidade de remoção do equipamento.

O CB-200 já possui programação adequada a funcionar em qualquer modelo de estufa, desde as convencionais as mais modernas, utilizando qualquer forma de aquecimento, como: fornalha a lenha, alimentador automático de serragem e assemelhados, gás, álcool, óleo combustível, caldeiras geradoras de água quente, vapor, fluido térmico, entre outras possibilidades.

Além de servir para controle de estufas de fumo, outros usos têm sido encontrados pelos próprios agricultores para o equipamento CB-200, que com o apoio da BE1 desenvolvendo programação adequada, tem aplicado o equipamento, além da cura do fumo, no controle de estufas para secagem de outros produtos agrícolas como milho, feijão, madeira, produção de cogumelos, secagem de sementes florestais, coleta e registro de temperatura e umidade, controle automático para climatização em geral, entre outras aplicações.


Outras Matérias

Novidade para estufas convencionais: suspiros automáticos

Sensor de umidade relativa revoluciona processo de cura

Umidade Relativa x Par Psicrométrico

IX Seminário Internacional de Tabaco

Registrando tudo no computador

Controle automático de cura evolui


[topo]

 

 
BE1 Tecnologia ..::..© Copyright 2005 Todos os Direitos Reservados